Oies! Tudo massa? :)
Passando aqui para limpar a poeira do blog desse site! hahaha
Sempre que for possível, vou tentar aparecer aqui com ideias de posts que sejam úteis nesse processo de escolha de profissional e detalhes relacionados a ensaios de fotos e casamentos. Ou se eu julgar que algum outro conteúdo cabe aqui, trarei também! ;)
O tema de hoje é uma questão levantada por muitos clientes. Sempre ficam na dúvida sobre a escolha do local das fotos e me pedem opinião a respeito. Então aqui vou separar CINCO questões que acho importantes serem consideradas para essa escolha. As dicas servem para escolha de locais de foto para ensaio pré-wedding, ensaio gestante, ensaio de família ou ensaio pessoal. Vamos lá?
1- Escolha um local com boa iluminação!
Se você gosta de luz natural, aconselho fortemente que as fotos sejam feitas em um ambiente aberto, de modo que a luz vai incidir e deixar a vibe do ensaio muito mais natural e agradável. Nossos olhos tendem a gostar mais do que nos é mais familiar. E nada mais familiar do que a luz do sol. Tanto que as formas de iluminação artificial são pensadas para tentar "imitar" os efeitos da luz do sol. Se temos uma fonte de luz tão grande e maravilhosa, numa região tão privilegiada em que incide sol o ano inteiro, por que não aproveitar, né?
2- Atenção ao horário do ensaio!
Um detalhe importante é atentar para o horário do ensaio. Em se tratando de ensaio, na minha visão, as luzes mais suaves e difusas (ou seja, sem sombras definidas) dão uma atmosfera mais agradável aos olhos. E, principalmente, é mais confortável para quem está sendo fotografado. O conforto dxs clientes é sempre minha prioridade. E quais seriam esses horários mais "apropriados"? Na minha visão, no início da manhã ou no finalzinho da tarde. No início da manhã o sol ainda está nascendo, então a luz é mais suave, e no fim do dia o sol está mais perto de se por, então a luz suaviza novamente, sem falar do charme da luz amarela-laranja-avermelhada do por do sol. Eu adoro! A dúvida que pode surgir é: por que não pode às 11h da manhã ou ao meio-dia, por exemplo? Para mim, não existe o "não pode". Tudo pode, desde que seja uma vontade dxs clientes e que eles estejam bem informados e, mesmo assim, optem dessa alternativa. O que ocorre é que nesses horários o sol está mais alto (a não ser que seja um dia nublado), então as sombras ficam mais duras, se percebe mais claramente a sombra definida no rosto, na área dos olhos. É uma luz que "incomoda" mais quem está sendo fotografado, a pessoa tende a querer franzir a testa e fechar os olhos, fazendo aquela caretinha. Mas se houver a intenção de deixar as fotos com um clima mais dramático, ou se isso refletir a personalidade deles, funciona muito bem. Mais uma vez, para mim, o importante é que a pessoa a ser fotografada tenha informação suficiente para decidir, que se sinta da forma mais confortável e se reconheça em sua personalidade naquelas fotos.
3- Ambiente público ou privado: a escolha é sua!
O fato de eu estar falando bastante até agora sobre ambientes abertos e luz natural pode fazer parecer que os ensaios funcionarão apenas em ambientes externos. E isso não é verdade! É SIM possível que ensaios sejam feitos em locais fechados, até porque, dependendo do local, a luz natural vai entrar de maneiras muito bonitas. E, quando não, eu, como fotógrafa, me esforço para tentar iluminar o local de modo a tornar viável a realização das fotos. Por isso é possível fazer fotos em casa, em restaurantes, estação de metrô (sim, já fiz!) ou em outro local que a pessoa ou casal se sinta confortável e deseje fazer.
4- O local tem a ver com você ou sua história?
Acho esse critério importantíssimo! É sempre o que eu recomendo para os clientes: opte, se possível, por um lugar que tenha algo a ver com sua história, que te diga alguma coisa, que te traga algum significado. É importante que o cliente não se preocupe tanto com a beleza do local. Isso é um detalhe, é a forma como as pessoas vão se relacionar durante o ensaio, a partir de uma condução gentil de minha parte, que vai definir o ritmo e o resultado das fotos. O local é literalmente o pano de fundo para as novas memórias que serão construídas naquele momento.
5- Priorize o conforto!
O conforto físico e emocional dos clientes sempre será uma prioridade para mim. Eu entendo que, na maioria das vezes, as pessoas não são acostumadas a serem fotografadas, se sentem intimidadas na frente das câmeras, sem saber o que fazer. Isso é muito natural. Assim como é bastante compreensível que muitos sintam timidez de terem uma câmera apontada para si em locais público, com outras pessoas olhando. Por isso eu sempre digo que o importante é o conforto! Diante do perfil do cliente, a gente, em conjunto, decide o local colocando esse critério como prioridade. Quanto mais confortável estiverem as pessoas mais facilmente elas tendem a se entregar à experiência, mais ficarão à vontade para serem elas mesmas e os bons resultados virão com mais fluidez e naturalidade. O importante, para mim, é que a experiência como um todo seja positiva para xs envolvidxs e que aquele momento das fotos se torne mais uma lembrança boa acumulada no baú de memórias!
E aí, o que acharam das dicas? Foram úteis? Espero que sim! Se você curtiu, avisa aqui, compartilha para outras pessoas que você acha que vão achar essas dicas importantes! Aí eu fico mais empolgada para pensar em mais temas assim. <3